Como funciona a reprodução assistida para casais homoafetivos cisgêneros?
Hoje, celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e queremos falar sobre uma mudança cada vez mais visível na configuração das famílias no Brasil.
A adoção de crianças por casais homoafetivos já não é novidade e, seguindo essa tendência, esses casais conquistaram o direito de ter filhos biológicos de forma assistida desde 2013.
Isso foi possível porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a incluir casais homoafetivos nas normas e descrições de técnicas de reprodução humana assistida, para realizar o sonho de constituir uma família. Apesar disso, ainda são muitas as dúvidas que surgem nesse aspecto.
Entenda como funciona a reprodução assistida para casais homoafetivos cisgêneros:
Os casais femininos contam com menos dificuldades quando comparados aos masculinos. A mulher, além de usar seus próprios óvulos, pode gestar, necessitando então apenas de um doador anônimo de espermatozoides para a fecundação, o que pode ser obtido nos bancos de sêmen nacionais ou internacionais, ou até mesmo de doação de familiares, desde que isso não resulte em consanguinidade (Por exemplo, um familiar de até 4° grau da parceira que não irá ceder o óvulo).
No caso dos casais masculinos, ocorre o inverso: eles possuem os espermatozoides, mas não os óvulos e o útero onde o bebê será gestado. Então, é preciso recorrer à ovorecepção, com gametas oriundos de doação voluntária ou importação de óvulos de um banco internacional. Além disso, é preciso contar com uma parente de até 4° grau, que tenha pelo menos um filho vivo e esteja disposta e apta a gestar o bebê para o casal.
Em ambos os casos, é necessária uma investigação prévia feita por um especialista, a fim de avaliar cada caso de forma individualizada. Assim, o médico pode indicar a técnica de reprodução assistida – inseminação intrauterina ou fertilização in vitro – mais adequada para o casal.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dra. Amanda Ferreira Sabbá
CRM 194543
Reprodução Humana Assistida
#diadoorgulholgbtqia #familialgbt #familiahomoafetiva #homoafetividade #duasmaes #doispais #reproducaoassistida #reproduçãohumana #draamandasabba #fertivitro