Você sabe quem pode doar óvulos no Brasil?
A ovodoação ou doação de óvulos é um ato altruísta. É uma forma de ajudar as mulheres, que por razões diversas não possuem mais óvulos, a vivenciar a maternidade.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução n° 2.294/2021, estabeleceu novas regras para doação de óvulos no país, especificando que isso seja feito de três formas distintas.
A primeira delas é a doação compartilhada, quando uma mulher está disposta a doar parte dos seus óvulos em troca de uma redução no custo do seu tratamento de fertilização in vitro (FIV) ou de preservação da fertilidade.
Na segunda possibilidade, a doação é voluntária, ou seja, a doadora aceita doar mesmo sabendo que não será remunerada por isso. A doação não pode ter caráter lucrativo ou comercial.
E por fim, a última possibilidade é que uma familiar da receptora, com parentesco até 4° grau (para não incorrer em consanguinidade), doe seus gametas de forma voluntária, para que a receptora possa realizar o sonho de ser mãe.
Independente de qual seja o caso, existe um perfil definido para doar óvulos no Brasil: é preciso ter entre 18 e 37 anos, ser saudável, ter boa reserva ovariana e possuir cariótipo normal.
Nas duas primeiras opções, o sigilo sobre a identidade da doadora e da receptora de óvulos é obrigatório, ficando o médico e a clínica de fertilização responsáveis pela escolha e aprovação da doadora de óvulos.
Para as mulheres que não desejam esperar por uma doação de óvulos compartilhada ou voluntária, é possível importar óvulos e, dessa forma, agilizar o seu tratamento de fertilização in vitro (FIV). A Fertivitro tem parceria com renomados bancos de óvulos internacionais.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#ovodoacao #doacaodeovulos #óvulos #tratamentoparaengravidar #sonhodesermae #fertilizaçãoinvitro #infertilidade #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro