Entenda a relação entre trombofilia e gravidez e como essa condição pode dificultar uma gestação.
Um bom funcionamento da coagulação do sangue é essencial para que nos mantenhamos saudáveis, pois ele impede um sangramento excessivo nas situações em que temos uma hemorragia.
A trombofilia, que pode ser hereditária ou adquirida, é uma condição na qual estamos mais predispostos a formação de coágulos ou trombos em nosso sistema arterial ou venoso, o que pode levar a um bloqueio na circulação sanguínea e aumentar o risco de desenvolver problemas, como a Trombose Venosa Profunda (TVP) e o Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC.
Mas, como a trombofilia e a fertilidade se conectam?
Quando a paciente possui predisposição a desenvolver quadros de trombose, a doença pode causar perdas gestacionais, pré-eclâmpsia e parto prematuro na gestação, caso haja a formação de trombos e obstrução dos vasos da placenta.
Existem muitas dúvidas se as trombofilias poderiam causar falha de implantação, ou seja, ausência de gestação após a transferência dos embriões na fertilização in vitro (FIV).
Por analogia à perda gestacional de repetição, muitos acreditam que algumas pacientes, na presença de trombofilias, poderiam se beneficiar com um tratamento precoce de anticoagulantes.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#trombofilia #trombofiliaegestacao #fertilidadefeminina #engravidar #tentantessp #fertilizacaoinvitro #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro