Se após um ano de relação sexual, sem o uso de contraceptivo, um casal não conseguir uma gestação, é indicado que procure um centro de reprodução humana para avaliar se existem e quais são os possíveis problemas de infertilidade.
O primeiro passo para avaliar a causa é a realização de quatro principais exames: espermograma, exames hormonais, histerossalpinografia e ultrassom, que irão detectar qualquer fator de falta de fertilidade.
Espermograma: realizado por meio da coleta do sêmen, irá avaliar a qualidade, quantidade, motilidade e formato dos espermatozoides.
Exames hormonais: realizado por meio da coleta de sangue da mulher, para avaliar quais são os tipos de hormônios presentes no organismo, que podem interferir na ovulação e, consequentemente, na gravidez.
Histerossalpinografia: é uma radiografia que utiliza o contraste radiopaco injetado no interior da cavidade uterina, para visualizar o útero e as trompas e determinar se existe qualquer tipo de bloqueio.
Ultrassom: utilizado para visualizar o útero e os ovários.
Tratamento
Existem três procedimentos para o tratamento de infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá- los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro