Mulheres atletas correm o risco de ter a fertilidade prejudicada

shutterstock_101146540-Mulheres atletas-risco fertilidade prejudicadaMulheres atletas ou que praticam exercícios físicos de alto desempenho, como corridas, competições triátlon, escaladas e demais atividades que exigem força física, correm o risco de ter a sua fertilidade prejudicada.
Ao realizar esse tipo exercício, há um aumento acelerado na queima de caloria e uma queda no nível de gordura do corpo. “Essa perda excessiva de peso pode interferir diretamente na ovulação e pode resultar na amenorreia – a ausência de menstruação, devido ao bloqueio dos hormônios produzidos pela hipófise e ovário”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Atletas que desejam ter filhos devem ficar atentas a alguns cuidados com a saúde, para que a sua prática não interfira em sua qualidade reprodutiva. Indica-se o acompanhamento médico regularmente, alimentação balanceada e diminuição das atividades caso esteja com dificuldade para engravidar.
Se mesmo com os cuidados médicos, não for possível uma gestação, após um ano de tentativas, as pacientes devem buscar pela reprodução assistida. Existem três procedimentos para o tratamento de infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá- los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados