Menopausa é o período em que os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram. A fase se inicia geralmente próximo aos 45 anos e pode chegar até os 55. Considera-se que a paciente esteja em menopausa quando as menstruações pararam há, pelo menos, um ano. Segundo pesquisas médicas, cerca de 60% das mulheres atingem a menopausa por volta dos 50 anos.
Em alguns casos, a mulher apresenta a menopausa antes da idade e do período indicados, fato que afeta diretamente a sua fertilidade, por não haver mais a ovulação, o que, consequentemente, não ocorrerá o encontro do óvulo com o espermatozoide para a fecundação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a menopausa precoce ocorre antes dos 40 anos e acomete 1% das mulheres. Já a menopausa cedo acontece antes dos 45 anos e afeta 5% das mulheres. Outros fatores também podem antecipar a menopausa, tais como: fumo, laqueadura das trompas, histerectomia (retirada dos ovários e do útero), radiação e quimioterapia. Ou problemas internos na mulher, como causas genéticas (alterações no cromossomo X) e autoimunes, como as doenças de tireoide.
Se uma mulher apresentar a menopausa precoce, ainda em idade reprodutiva, não será possível obter uma gravidez, devido à falta de óvulos para a fecundação. Dessa forma, a paciente deverá procurar pelo tratamento de reprodução assistida, com a doação de óvulos, para realizar a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro