Vamos abordar o tema IMC e sua relação com a fertilidade feminina. Afinal, existe um IMC ideal para a mulher que deseja engravidar?
A sigla IMC, usada para se referir ao Índice de Massa Corporal, é usada internacionalmente por profissionais de saúde para avaliar se uma pessoa está dentro do seu peso ideal. O cálculo envolve o peso e a altura da pessoa e o resultado pode apontar para seis categorias:
- Abaixo do peso – menor que 18,5.
- Normal – entre 18,5 e 24,9.
- Sobrepeso – entre 25 e 29,9.
- Obesidade grau I – entre 30 e 34,9.
- Obesidade grau II – entre 35 e 39,9.
- Obesidade mórbida – a partir de 40.
Para a mulher que deseja engravidar, o ideal é ter um IMC normal, mas se você está um pouco acima ou abaixo dessa categoria não há motivos para se desesperar.
A preocupação é quando a mulher está muito acima ou abaixo do peso ideal, que pode desequilibrar a produção de hormônios importantes para a reprodução. E, ainda que a gravidez aconteça, também pode aumentar as chances de aborto ou de complicações no decorrer da gestação, quando comparado com a mulher que se encontra em seu peso ideal.
Por isso, a recomendação médica é sempre se preparar para gestar, buscando investir no ganho ou perda de peso antes de iniciar as tentativas. Isso pode exigir um acompanhamento nutricional e a prática de exercícios físicos, além da assistência de outras especialidades médicas, como a endocrinologia, por exemplo.
Quer saber seu IMC? Acesse aqui a calculadora!
Para saber qual o melhor caminho a seguir para realizar o sonho da maternidade, consulte um especialista em fertilidade.
Para mais informações, fale com a Fertivitro! 🌷
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#engravidar #pesoideal #imcideal #calculoimc #fertilidadefeminina #engravidante #tentantes2022 #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro