Saiba tudo sobre motilidade dos espermatozoides

Saiba tudo sobre motilidade dos espermatozoides

Saiba tudo sobre motilidade dos espermatozoides e porque ela é importante na investigação da infertilidade.

Quando um casal não consegue engravidar após meses de tentativas em casa, é comum que ele consulte um especialista em fertilidade, com o objetivo de investigar se existem fatores que possam estar causando a infertilidade.

No caso do homem, um dos principais exames solicitados é o espermograma, que avalia a saúde dos gametas masculinos. São quatro os principais aspectos avaliados na amostra:

  1. Concentração: quantidade de espermatozoides presentes.
  2. Motilidade: avalia se e como eles se movimentam.
  3. Vitalidade: considera quantos estão vivos.
  4. Morfologia: analisa o formato dos espermatozoides.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre a motilidade dos espermatozoides.

Além de avaliar o movimento em si, ou seja, se os espermatozoides estão se deslocando ou não, a análise da motilidade envolve também a direção em que se movimentam e o vigor com que fazem isso. O ideal é que ao menos 32% dos gametas se desloquem para a frente (motilidade progressiva) e estes são os que apresentam maior probabilidade de chegar até a trompa para fertilizar o óvulo.

Há, também, a motilidade não progressiva. Trata-se do número de espermatozoides que, apesar de se movimentarem, não progridem, isto é, não se deslocam para a frente, fazendo apenas movimentos circulares ou se batendo. Por fim, é possível que a análise revele gametas imóveis.

No espermograma, espera-se que pelo menos 40% dos gametas apresentem motilidade, juntando os que progridem e os que não.

É importante frisar que, ainda que o exame revele problemas de motilidade, as técnicas de reprodução assistida como a FIV podem ser eficientes nesses casos!

Para mais informações, fale com a Fertivitro! 🌷
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#espermatozoide #esperma #espermograma #infertilidademasculina #infertilidadeconjugal #reproduçãoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro

Posts Relacionados