Por que precisamos falar da importância do autoexame de mama?
Considerada uma das campanhas mais importantes do ano, o Outubro Rosa tem o propósito de chamar atenção para a prevenção e combate ao câncer de mama, primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Nesse contexto, o autoexame de mama faz com que a mulher, ao apalpar os seios, além de conhecer melhor o seu próprio corpo, possa perceber a existência de nódulos persistentes e, assim, procurar um especialista mais rapidamente.
O autoexame de mama deve ser realizado pelo menos uma vez por mês, e de preferência entre o 3° e o 5° dia após o fim da menstruação.
Confira o passo a passo para realizar a palpação das mamas!
Para realizar o autoexame, basta se posicionar em frente ao espelho e observar as mamas. Em primeiro lugar, atente-se ao formato delas com os braços rente ao corpo, depois com eles levantados e, em seguida, com os braços abertos. Tente notar possíveis alterações de tamanho, cor e forma nas três posições.
Na sequência, mantenha-se de pé e apalpe uma mama de cada vez, incluindo a axila: coloque uma das mãos atrás da cabeça e, com a outra mão, use os dedos para fazer movimentos circulares e de cima para baixo. Logo após, repita os mesmos passos com a outra mama.
E, por fim, realize o mesmo processo de apalpar as mamas deitada.
Está cientificamente comprovado que o câncer, quando descoberto e tratado em seu estágio inicial, apresenta muitas chances de cura. Por isso, o autoexame oferece à mulher a oportunidade de detectar a doença precocemente.
Lembramos que, antes de iniciar o tratamento contra o câncer, a medicina reprodutiva oferece a opção de congelar os seus óvulos para ser mãe no futuro, se assim for do seu desejo.
Para mais informações, fale com a Fertivitro! 🌷
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#outubrorosa #cancerdemama #autoexame #congelamentodeovulos #preservacaodafertilidade #medicinareprodutiva #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro