A medicina reprodutiva tem boas notícias para homens que pretendem ter um filho, mas realizaram vasectomia, cirurgia para interromper os ductos deferentes. Na vasectomia ou azoospermia obstrutiva, o homem produz espermatozoides, mas uma obstrução os impede de sair durante a ejaculação.
Homens que decidiram ser pais novamente podem contar com o tratamento cirúrgico para tentar reverter o bloqueio dos ductos. As taxas de gestação após a reconstrução da vasectomia variam de 30% a 76% e os resultados dependem de vários fatores, como a localização e duração da obstrução. Após 14 anos da vasectomia, as chances de gravidez são reduzidas para 31%.
Nos pacientes que optaram por não reverter através de cirurgia, a indicação de tratamento é a fertilização in vitro (FIV) com coleta de espermatozoides diretamente do epidídimo. Porém, antes de iniciar qualquer procedimento, é preciso saber qual é a causa da azoospermia, para definir quais as possibilidades de se encontrar espermatozoides nos testículos.
É importante notar que a fertilidade não é imediatamente restabelecida após a cirurgia. It can take several months, and in some cases over a year before the reversal can be counted a success.Pode demorar vários meses e deve ser monitorizado pelo espermograma o sucesso da cirurgia. A taxa de resultado positivo é significativamente maior em casais que já tiveram filhos juntos.
Quando a azoospermia for a não obstrutiva, em que há falta de produção de espermatozoides, devido a defeitos genéticos, congênitos, danos sofridos nos testículos, o paciente é considerado infértil, após ter sido pesquisado pelas biópsias bilaterais. Nesse caso, será necessária a utilização de um banco de sêmen, caso o casal aceite essa hipótese.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro