O ácido fólico, também conhecido como folacina e vitamina B9, é uma substância vitamínica que pertence ao complexo B de vitaminas, importante para a formação de proteínas e hemoglobina (que transporta o oxigênio pelo sistema circulatório).
Ele é benéfico para o tratamento de anemias, ajuda a controlar a hipertensão e a evitar derrame e doenças cardiovasculares, e reduz o risco de contrair o mal de Alzheimer, além de ser indispensável para a qualidade dos espermatozoides e de uma gravidez saudável.
É indicado a mulheres que pretendem engravidar por agir como um suplemento à alimentação e prevenir doenças congênitas, como anencefalia (malformação no cérebro do feto) e espinha bífida (malformação na medula espinhal), logo nos primeiros três meses da gestação. A ingestão ideal, geralmente, é feita com doses diárias de 0,4 mg a 0,8 mg, no período de, no mínimo, três meses antes do início da gravidez até a 12ª semana de gestação.
Além de comprimidos, o ácido fólico pode ser consumido por meio dos alimentos. A vitamina está presente em carnes de vaca e de porco, fígado do boi, leite e derivados, ovo, feijão, brócolis, espinafre, cenoura, folhas verdes, abóbora, laranja, maçã, entre outros.
É possível identificar quando os níveis do nutriente estão baixos no organismo quando surgirem dores de cabeça, insônia, falta de memória, fraqueza, anemia, cansaço, distúrbios digestivos e anorexia. Já em excesso causa euforia e hiperatividade.
Informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro