Gestação gemelar na Fertilização in vitro geralmente geram bebês diferentes

shutterstock_84111706-gestacao-multipla-bebes-diferentesÉ muito comum a gestação gemelar (gêmeos), em casos de gravidez resultante do tratamento de fertilização in vitro, com transferência para o útero de uma média de dois embriões. E uma dúvida habitual de pais que esperam gêmeos é se os bebês serão iguais.
Quando a formação dos embriões se dá em óvulos diferentes é certo de que os gêmeos não serão iguais, ou seja, bivitelinos. O que ocorre é que o organismo da mulher produz dois óvulos que foram fecundados por dois espermatozoides, o que resulta em dois embriões distintos. A formação do feto também se dá em placentas diferentes e os bebês não dividem o saco amniótico. Apesar de não terem fisionomia e constituição genética iguais, os bebês podem apresentar o mesmo sexo e até o mesmo fator sanguíneo. “É justamente pelo processo se desenvolver dessa forma que serão dois irmãos com aspectos diferentes, mas que tiveram a mesma gestação. Em casos raros pode ocorrer que um dos filhos tenha outra cor, ainda que sendo do mesmo pai”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
A origem étnica (grande influência na raça negra, média na branca e menor na asiática), a idade materna (entre 35 e 39 anos) e a genética dos pais, são os principais fatores que interferem na formação de uma gravidez gemelar com bebês distintos, fora dos tratamentos de reprodução humana.
Informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados