Chances de gestação em mulheres de até 35 anos são, em média, de 40% a 45%

shutterstock_68000953-mulheres-35-anosA modernização da sociedade e o avanço da mulher no mercado de trabalho e no meio em que atua estabeleceram alguns obstáculos em sua vida reprodutiva, o que fez com que a gestação estivesse em segundo plano. Nesse sentido, muitas adiaram o sonho de ser mãe para realizá-lo depois dos 30 anos. E devido a essa nova realidade, a Fertivitro – Centro de Reprodução Humana alerta para as dificuldades que podem surgir, porque as chances de gestação em mulheres de até 35 anos são, em média, de 40% a 45% cada tentativa.
O problema de engravidar a partir dos 35 anos é decorrente da qualidade dos óvulos, que começar a declinar, por não ser a mesma do que a de uma mulher de 20 a 30 anos. A mulher possui uma vida reprodutiva que será limitada pela idade, começa na puberdade e termina no início da menopausa. “Ao contrário do homem, que inicia sua produção de espermatozoides na puberdade e os produz ao longo de toda a vida, a mulher já nasce com um número limitado de óvulos, que envelhecerão juntamente com ela”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Além da dificuldade de engravidar, nessa idade, as taxas de abortamento são maiores em decorrência de alterações cromossômicas no embrião formado.
É importante ressaltar que os resultados de gestação em pacientes acima dos 40 anos, mesmo com os mais avançados tratamentos de reprodução assistida, não são muito animadores, as chances são de 25%, e aos 45, 1%. “Pacientes com essa faixa etária, muitas vezes, somente conseguirão engravidar com óvulos doados. Dessa forma, é fundamental e aconselhável que, em casos de casais com dificuldade para engravidar, uma investigação detalhada deva ser realizada preferencialmente antes dos 35 anos de idade”, orienta Dr. Luiz.

Tratamento

Casais que não conseguem engravidar após um ano de tentativas, sem o uso de contraceptivos, podem procurar ajuda na reprodução assistida para realizar o sonho de ter um filho. Atualmente, existem três procedimentos para o tratamento de infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados