Saber se existe uma idade limite para fazer FIV é uma dúvida comum das mulheres que desejam adiar a maternidade.
O uso de técnicas de reprodução humana assistida, como a fertilização in vitro (FIV), tornou o sonho da maternidade possível para mulheres com mais idade, sobretudo se associado a outras técnicas, como o congelamento de óvulos ou a ovorecepção.
Mas, existe mesmo uma idade limite para adiar a decisão de ser mãe?
No mundo ideal, engravidar do primeiro filho antes dos 35 anos é a melhor opção. Depois dessa idade, tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos diminuem, o que se acentua ainda mais após os 40, dificultando uma gestação.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) sugeriu 50 anos como a idade máxima para engravidar usando técnicas de reprodução assistida. De qualquer forma, pode haver exceções, as quais serão aceitas desde que baseadas em critérios fundamentados pelo médico.
Para obter a aprovação do CFM, é necessário comprovar a ausência de comorbidades, assim como esclarecer aos pacientes os riscos envolvidos para a mulher e os filhos gerados.
Ter um estilo de vida saudável pode fazer com que uma gestante na faixa dos 50 anos tenha um pré-natal tão tranquilo como o de uma mulher mais jovem.
Portanto, quando a mulher tem mais de 50 anos, é importante avaliar cada caso com cuidado, sempre pensando na segurança dela e do futuro bebê.
Na Fertivitro, quando a paciente não congelou seus óvulos antes dos 35 anos, é possível realizar a fertilização in vitro (FIV) com o uso de óvulos importados de bancos internacionais, o que aumenta as taxas de sucesso da FIV.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#fertilizaçãoinvitro #gravideztardia #gravidezderisco #maeaos40 #querosermae #medicinareprodutiva #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro