Inúmeras manifestações do organismo que denotam um desequilíbrio hormonal podem se tornar fatores de infertilidade, tanto para a mulher, quanto para o homem. Pelos em excesso, acne, calvície, menstruação irregular, ganho de peso, entre outras características são alguns exemplos do que interferem na fertilidade de uma pessoa.
O surgimento repentino e constante de pelos no rosto de uma mulher, de espessura grossa e cor escura, é consequência da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma doença que altera o metabolismo endócrino feminino. Nesse caso, os ovários produzem quantidade excessiva de testosterona, o hormônio masculino, com diminuição ou falta de ovulação e, geralmente, acompanhada de vários cistos nos ovários. Além de pelos, a SOP também pode causar calvície, menstruação irregular, ganho de peso, oleosidade na pele e acne. O tratamento é à base de dieta para controlar o ganho de peso e tratamento dos sinais de hirsutismo (pelos em excesso). Em situações mais graves, a SOP pode causar infertilidade.
Outro fator de descontrole dos hormônios é no caso da hiperprolactinemia, excesso de produção do hormônio prolactina, responsável pela produção do leite nas mulheres durante a gravidez. Quando os seus níveis estão desregulados no organismo da paciente, pode haver a liberação do leite pelos mamilos de não gestantes e distúrbios de ovulação. No homem, a prolactina inibe a produção da testosterona e, consequentemente, pode ocorrer diminuição da libido, causar disfunção erétil e alterações no número e qualidade dos espermatozoides. O tratamento depende da causa, geralmente é medicamentoso.
Nos homens, raramente, os problemas de infertilidade são causados por desequilíbrios hormonais. Os sintomas dessas alterações são associados a outros sintomas como impotência e disfunção erétil, mas, geralmente, o espermograma é normal.
Tratamentos para infertilidade
Quando qualquer um dos fatores de desequilíbrio hormonal afetar a fertilidade de um casal, recomenda-se, inicialmente, o tratamento da causa do problema. Se após o tratamento, ainda persistir a infertilidade, indica-se a reprodução assistida. Atualmente, existem três tipos de procedimentos: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro