Bebês nascidos pela fertilização in vitro não estão propensos a nascerem prematuros e nem com problemas de saúde

shutterstock_82183657-bebes-FIV-nao-prematurosÉ fato que bebês nascidos do tratamento de reprodução humana, com o procedimento de fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório, estão mais propensos a serem gêmeos, porque o número de embriões implantados pode ser até quatro, de acordo com a idade da mulher. Mas isso não quer dizer que, só pelo fato de a gestação ser gemelar, o recém-nascido será prematuro. Além disso, também é comprovado que gêmeos de uma gravidez natural podem ser prematuros, devido à grande distensão do útero e ao aumento das contrações uterinas.

Há muitas discussões sobre o tema que são infundadas. O que a ciência revela é que bebês nascem prematuros não pelo fato de serem originados pela FIV, mas devido a vários fatores como: parto prematuro anterior, hipertensão arterial na gestação, descolamento de placenta na gravidez, se a mulher tem malformação uterina como miomas ou uma quantidade excessiva de líquido amniótico (fluido que envolve o embrião), além da gravidez antes dos 16 anos e após os 34 e gravidez múltipla. O uso de drogas e cigarro e a ausência de consulta durante o pré-natal são outros motivos. “Esses fatores ocorrem independente de a gestação ter sido por fertilização de gametas em laboratório”, explica Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.
Prematuros
Um bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. Dependendo do período que nasce, ele apresenta um aspecto físico diferente dos demais recém-nascidos e pode ter complicações de saúde, como problemas cardíacos, respiratórios e diabetes e até não sobreviver.
Tratamentos para infertilidade
Pacientes que não conseguem engravidar de forma natural, após um ano de tentativas, podem recorrer ao tratamento via reprodução humana, sem se preocupar com o fato de o filho nascer prematuro. Atualmente, existem três procedimentos para infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro
Posts Relacionados