Homens que praticam exercícios físicos de forma excessiva podem ter a sua fertilidade prejudicada, porque atividades esportivas intensas causam lesões nos testículos e afetam a qualidade dos espermatozoides. Ciclismo, maratonas, fisiculturismo, hipismo e triatlo estão entre os principais esportes que podem causar infertilidade masculina.
Os traumas na região escrotal, geralmente causados por atividades como o hipismo e ciclismo, dificultam a espermatogênese (formação dos espermatozoides) e afetam a qualidade do sêmen. Além disso, alguns esportistas usam anabolizantes, o que também prejudica o número e qualidade de espermatozoides.
A qualidade dos espermatozoides está relacionada com o volume do sêmen e seu pH, a concentração de espermatozoides por mililitro de sêmen, a motilidade e vitalidade. Se todos estes fatores estiverem abaixo do normal, o homem terá dificuldades para a fecundação, que é o encontro do espermatozoide com os óvulos.
Cuidados
A Fertivitro – Centro de Reprodução Humana sugere para que homens praticantes de esportes intensos façam acompanhamento médico com o urologista regularmente e realizem exames de rotina conforme indicação médica, sendo que algumas vezes será necessário o acompanhamento com espermograma, caso tenham a intenção de ter um filho.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro