Anabolizantes podem causar infertilidade masculina

Anabolizantes podem causar infertilidade masculina

Homens que costumam ingerir anabolizantes para estimular o crescimento da massa muscular podem colocar a sua fertilidade em risco. Essas substâncias diminuem o número de espermatozoides produzidos e até impedem a produção. Em alguns casos, o bloqueio é definitivo, porque gera a redução do tamanho do testículo e interrompe a produção.
Atualmente, não existe nenhum tratamento ou procedimento indicado para proteger os testículos enquanto o homem toma os anabolizantes, por este motivo, os especialistas da Fertivitro sugerem o não consumo. “É importante lembrar também que a maconha, cocaína e outras drogas interferem na qualidade e quantidade de espermatozoides”, alerta Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Para verificar a qualidade e quantidade dos gametas masculinos, é necessário realizar o exame de espermograma.
Em casos de perda definitiva da capacidade reprodutiva, o paciente pode recorrer ao uso do banco de sêmen para realizar seu tratamento, que poderá ser a Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides ou a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório, dependendo de cada caso.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados