A importância da amamentação

A importância da amamentação

A amamentação nos primeiros seis meses é imprescindível na vida de uma criança. Com o leite materno, o bebê terá uma digestão mais fácil e com menos cólicas, e diminuirá o risco de apresentar no futuro doenças como alergias alimentares e respiratórias, entre outros problemas.
A mãe também é beneficiada durante a amamentação. Além de estreitar a sua relação com o filho, o útero volta ao normal de forma mais rápida e ela retorna ao seu peso com mais facilidade. O ato de amamentar ajuda a evitar anemia, hemorragias, câncer de mama e de ovário e a osteoporose.
Etapas
Nos primeiros dias após o nascimento, o bebê é alimentado pelo chamado colostro, o leite mais amarelado e grosso. Nessa fase, o número de anticorpos é maior e favorece a imunização do recém-nascido contra vírus e bactérias; também estimula o intestino a se desenvolver e a eliminar as primeiras fezes.
Depois de alguns dias, a mãe passa a produzir o leite maduro, contendo lactose, vitaminas, proteína, água e gordura, que irão contribuir para o desenvolvimento da criança de forma mais saudável e evitar doenças, até um ano de idade. “A partir dos seis meses, algumas frutas e legumes podem ser incorporados à alimentação do bebê, mas é indicado que a mãe continue com o leite materno também”, sugere Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.
Acompanhe as principais notícias sobre reprodução humana nos canais da Fertivitro:
Site: https://www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: http://www.facebook.com/fertivitro
Twitter: http://www.twitter.com/fertivitro
 

Posts Relacionados