É mais habitual ler e ouvir sobre termos voltados para a infertilidade feminina, mas os fatores que causam a falta de fertilidade a um casal podem ser tanto da mulher como do homem. Atualmente, cerca de 30% das causas são femininas, 30% são masculinas e 25% são conjuntas.
A Fertivitro — Centro de Reprodução Humana preparou um glossário com o significado de vários vocábulos do universo masculino.
Análise Seminal: exame também chamado de espermograma, que tem o objetivo de quantificar e qualificar os espermatozóides e o líquido seminal. Os principais parâmetros avaliados são: volume do ejaculado, quantidade de espermatozóides, mobilidade e morfologia.
MESA (Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration): Aspiração Microcirúrgica de Espermatozóide do Epidídimo. Técnica de obtenção de espermatozóides no epidídimo de homens azoospérmicos, em geral por causa obstrutiva, por aspiração microcirúrgica do epidídimo exposto por incisão da bolsa escrotal.
Oligoteratozoospermia: é o diagnóstico do espermograma que indica baixa quantidade e mobilidade de espermatozóides
PESA: aspiração percutânea de espermatozóides do epidídimo.
TESA (Testicular Sperm Aspiration): Aspiração Testicular do Espermatozóide – técnica de obtenção de espermatozóides no testículo por meio de aspiração percutânea com agulha.
Informações relacionadas estão no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br