Qual a relação entre varicocele e infertilidade masculina?
Estatísticas apontam que, quando se trata de infertilidade conjugal, o homem é responsável em até 30% dos casos, sendo que a varicocele é a causa mais comum.
Popularmente conhecida como varizes na bolsa escrotal, a doença pode, na maior parte das vezes, ser diagnosticada no início da adolescência com um simples exame físico feito por um urologista.
Embora possa haver sintomas, a verdade é que muitos homens só recebem o diagnóstico de varicocele quando realizam uma investigação, buscando eventuais causas de infertilidade.
A varicocele dificulta a gravidez porque tem potencial para afetar a produção de espermatozoides. Isso acontece porque o sangue não consegue circular normalmente pelas veias no interior do escroto e faz com que a temperatura do testículo seja alterada o que, por consequência, afeta a qualidade dos espermatozoides de forma negativa.
É importante saber que o casal não precisa desistir do sonho de ver a família crescer em função da varicocele. A doença tem tratamento, geralmente feito por meio de cirurgia.
Há situações em que, ainda assim, o homem apresenta problemas de fertilidade relacionados a motilidade, qualidade ou concentração de espermatozoides, o que reduz as chances de uma gestação.
Para esses casos, a reprodução humana assistida pode ajudar o casal que está tentando engravidar a superar a dificuldade do espermatozoide alcançar o óvulo, por meio da fertilização in vitro (FIV), ou seja, fazemos a fertilização em laboratório.
Desse modo, aumentamos as chances do casal de obter a gestação desejada!
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#varicocele #infertilidademasculina #espermograma #fertilizaçãoinvitro #engravidar #casaltentante #tentantes2022 #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro