Quando reverter a laqueadura para engravidar?

Quando reverter a laqueadura para engravidar?

Quando é possível reverter a laqueadura para engravidar? E qual a real possibilidade de obter uma gestação natural?

No Brasil, somente mulheres com mais de 25 anos ou com pelo menos 2 filhos vivos podem realizar a cirurgia de laqueadura. Entretanto, é comum a mulher se arrepender e desejar ter mais filhos no futuro por diversos motivos.

Em alguns casos, é possível reverter a laqueadura para engravidar quando a mulher tem menos de 35 anos.

O procedimento, também chamado de recanalização das trompas ou reanastomose tubária, necessita de 6 meses de recuperação da paciente e tem em torno de 50% de chances de uma gravidez espontânea em um ano. Sem dúvida, é importante descartar a existência de outros fatores de infertilidade do casal.

Agora, quando tratamos uma mulher com mais de 35 anos, cuja fertilidade é impactada pela redução na qualidade dos óvulos em função do avançar da idade, o cenário é um pouco mais complexo.

Mas isso não significa o fim do caminho: nesses casos, a fertilização in vitro (FIV) é o tratamento mais indicado pelos médicos.

A FIV, também aplicada para mulheres que realizaram a salpingectomia bilateral, ou seja, a retirada das tubas uterinas, consiste na coleta dos óvulos e dos espermatozoides do casal, seguida da fertilização em laboratório. Depois, transferimos o embrião formado para o útero, possibilitando uma gestação.

Portanto, se você deseja reverter a laqueadura para engravidar, primeiramente faça uma avaliação médica individualizada do seu caso para então decidir qual o melhor caminho a seguir.

Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#laqueadura #trompas #cirurgiaginecologica #engravidar #fertilidade #bebedeproveta #fertilizaçãoinvitro #reproducaohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro

Posts Relacionados