Útero retrovertido ou invertido — popularmente chamado de útero virado — é quando o órgão está voltado para a parte posterior do corpo da mulher e acomete cerca de 15% a 20% das pacientes. A maioria das mulheres possui o útero na frente da pelve (bacia). O útero retrovertido geralmente não está associado a complicações, mas às vezes pode causar sintomas de dor ou sinalizar um problema de saúde subjacente.
Algumas situações podem mudar o útero de sua posição anterior para a retroversão como a gravidez, a menopausa, a doença inflamatória pélvica e a endometriose. Isto porque essas doenças podem causar cicatrizes dentro da pelve forçando o útero em outra posição.
Sintomas
Observar alguns sintomas ajuda a identificar a existência do útero retrovertido e a procurar um médico. Geralmente, mulheres nessas condições podem apresentar dores durante o ato sexual e, às vezes, dores intensas antes e depois da menstruação. Com um exame de ultrassom é possível verificar a posição do útero. Muitas mulheres se preocupam se terão infertilidade decorrente do útero retrovertido, mas o que se sabe é que a posição não parece afetar a fertilidade e nem as gestações. “Nesse caso, se houver infertilidade é necessário procurar um médico para pesquisar outras causas de infertilidade”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Tratamentos
O útero retrovertido não necessita de tratamento, caso a mulher não tenha sintomas, e raramente é indicada uma cirurgia. Se após um ano de tentativas para ter um filho, sem o uso de preservativo, o casal não conseguir a gestação, é indicado o tratamento via reprodução assistida.
Existem três procedimentos para o tratamento de infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá- los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro