A Fertivitro – Centro de Reprodução Humana relaciona os principais os mitos e verdades sobre fertilização, de acordo com as principais dúvidas dos pacientes:
Mitos
– Um casal sem problemas de infertilidade consegue engravidar no primeiro mês de tentativa? As chances de gestação são em média de 15% a 20% por ciclo e podem chegar a 90 % após um ano de tentativas.
– A culpa sempre é da mulher. Os fatores que causam a infertilidade a um casal podem ser tanto de origem feminina como de origem masculina. Sabemos atualmente que cerca de 30% das causas são femininas (que poderá ser fator ovariano, tubo-peritoneal, uterino, cervical, imunológico e idade da mulher), 30% são masculinas e 25% são conjuntas, portanto, tanto do homem como da mulher. Entretanto, em 15% dos casais continua-se sem saber a real causa da infertilidade, mesmo após analisarmos os resultados de todos os exames solicitados para chegarmos a um diagnóstico de infertilidade, esses casos são classificados como Infertilidade ou Esterilidade Sem Causa Aparente (ISCA ou ESCA).
Verdade
– A idade diminui as chances de gravidez. Um dos principais fatores que determinam o sucesso reprodutivo de um casal é a idade da mulher. Ao contrário do homem, que produz espermatozóides ao longo de toda a vida, a mulher já nasce com um número limitado de óvulos, que envelhecerão juntamente com ela. A partir dos 35 anos de idade, a qualidade dos óvulos começa a declinar, sendo que as chances de uma gravidez bem sucedida após os 40 anos são menores. Além da dificuldade de engravidar,as taxas de abortamento são maiores em decorrência de alterações cromossômicas no embrião formado. De acordo com a idade do casal, ocorre uma redução na quantidade e qualidade dos óvulos, resultando na diminuição das chances de gestação.
Outras informações relacionadas à fertilização estão disponíveis no site da Fertivitro, em www.fertivitro.com.br