Alguns hábitos colaboram para a fertilidade do casal. A Fertivitro — Centro de Reprodução Humana dá algumas sugestões.
– Alimentação equilibrada contribui para a fertilidade. Alimentos ricos em Ômega 3 como os peixes, proteínas, grãos (vitamina E), legumes e frutas são indicados, pois podem melhorar a qualidade do espermatozoide. Sugere-se evitar carne bovina mal passada, peixe cru e alimentos que não estão bem lavados, por transmitirem a toxoplasmose, entre outras doenças, principalmente para as mulheres.
– Exercícios físicos realizados de forma moderada evitam a obesidade e, consequentemente, podem evitar a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), a qual geralmente prejudica a ovulação.
– A relação sexual deve ser praticada sempre com o uso de preservativo para não contrair doenças sexualmente transmissíveis, quando não há intenção de gestação.
– Diminuir o ritmo de trabalho e aumentar atividades físicas ou de lazer que aliviam o estresse, o que impacta na saúde física e mental.
– Evitar o uso de produtos com a presença do Bisfenol A, encontrado em plásticos e resinas, pesticidas e herbicidas usados na lavoura. Inadvertidamente ingeridos alteram o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal do organismo, gerando prejuízos irreversíveis à fertilidade, tais como: aborto, diminuição da qualidade e quantidade de espermatozoides, Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e aumento da incidência de câncer de ovário e endométrio, segundo alguns estudos.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro