Período fértil é o tempo correspondente à fase ovulatória, época em que a mulher está propensa a engravidar, pelo fato de o ovário liberar geralmente um óvulo, que pode ser fecundado pelo espermatozóide. Esse processo ocorre 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação, sendo nos ciclos de 28 dias por volta do 14° dia após o primeiro dia do fluxo menstrual.
Muitos casais interessados em uma gestação seguem o método do período da menstruação, conhecido também como “tabelinha”, para verificar a época certa da ovulação. Mesmo com ciclos menstruais regulares, não é possível prever a data exata, pois sabemos que os dias mais férteis da mulher são os dois que antecedem a ovulação. Na realidade, o período fértil é de aproximadamente cinco dias, sendo até três antes da ovulação, o próprio e um após, graças ao tempo de duração dos espermatozóides dentro do aparelho reprodutor feminino, pois eles permanecem vivos e são capazes de fertilizar o óvulo por 72 horas (três dias).
Existem outros sinais que estão associados ao período fértil, como o nível da temperatura do corpo feminino, porque dias antes de ocorrer a ovulação há um aumento gradual da progesterona, que pode elevar a temperatura em até meio grau. Outro sintoma é a presença do muco cervical que, nessa época, apresenta-se mais claro, espesso e elástico (clara de ovo), o que representa a boa produção do estrogênio.
Quando o casal não consegue a gravidez por vias naturais depois de um ano de tentativas, é aconselhável procurar um médico especializado em reprodução humana para tentar diagnosticar os problemas e se necessário realizar o tratamento indicado para cada caso.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão no site da Fertivitro www.fertivitro.com.br.