É fato que uma alteração na tireoide pode afetar a fertilidade feminina e dificultar uma gravidez e a implantação do embrião.
A tireoide é uma glândula que tem o formato de uma borboleta e está localizada na área do pescoço. Ela é importante para manter o equilíbrio da produção hormonal e qualquer alteração pode causar problemas não apenas antes de uma gestação, mas também em seu decorrer, como hipertensão e abortos espontâneos.
Os dois problemas mais comuns de disfunções na tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. No primeiro caso, a pessoa apresenta uma produção hormonal abaixo do normal, ao passo que no hipertireoidismo a produção está acima da normalidade.
Esses distúrbios podem ocasionar irregularidade no ciclo menstrual, fazendo a mulher ovular fora da fase lútea ou até mesmo não ovular (anovulação), impedindo uma gestação de acontecer. É bom lembrar que os distúrbios da tireoide, também, podem ocorrer nos homens e comprometer a produção de espermatozoides.
Por esse motivo, o exame para avaliar a função da tireoide é um dos solicitados pelo especialista em reprodução humana para investigação da infertilidade, quando o casal apresenta dificuldades para engravidar naturalmente.
Se for diagnosticada uma alteração na tireoide, o primeiro passo é regularizar o seu funcionamento para então submeter o casal ao tratamento de reprodução humana assistida adequado para o seu caso.
O tratamento da tireoide geralmente é feito com medicação e requer uma análise individualizada de cada caso, a fim de prescrever a dose que melhor atenda a cada paciente.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#fertilidade #tireoide #hormônios #ovulação #engravidar #tentantes2022 #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro