Quais são as possíveis causas do aborto espontâneo?
Uma gravidez, sobretudo quando planejada, é uma alegria para todos e gera bastante expectativa no casal. Porém, nem sempre ela evolui conforme o esperado.
Nesse sentido, quando acontece a perda do feto de maneira natural e involuntária antes das 20 semanas de gestação, tem-se o que chamamos de aborto espontâneo.
Essa experiência costuma ser bastante difícil e dolorosa e, apesar de a maioria dos casais não falar muito a respeito, acontece com mais frequência do que você pode imaginar.
Uma estimativa publicada em 2021 pela revista médica The Lancet indicou que cerca de 15% das gestações terminam em aborto espontâneo, com uma estimativa de 44 perdas gestacionais por minuto no mundo todo.
Mas, o que causa isso? As possibilidades são muitas, mas o problema pode ser mais comum em mulheres com mais de 35 anos, nas que possuem hipertensão e/ou diabetes não controlada e nas que fumam ou usam drogas.
Independente disso, qualquer mulher, em qualquer idade, pode ter um aborto. Entre as possíveis causas do aborto espontâneo, a mais comum – sobretudo quando há apenas uma ocorrência do problema – são as alterações cromossômicas no embrião. Boa parte delas é incompatível com a vida e o próprio organismo se encarrega de interromper a gravidez, geralmente antes das 12 semanas.
Além disso, anormalidades na anatomia do útero, miomas submucosos, alterações hormonais e infecções virais ou bacterianas, também, podem ser adicionadas ao grupo de possíveis causas.
Por isso, frisamos a importância da consulta com o especialista antes de engravidar. Ela pode ajudar a mulher a identificar alguns desses problemas e tratá-los, evitando possíveis traumas futuros.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#abortoespontaneo #perdagestacional #infertilidade #sonhodesermae #tentantessp #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro