Cesárea ou parto normal?

Cesárea ou parto normal?

Por anos se discute qual é a melhor opção de parto para preservar a vida da mãe e filho. Uns defendem o parto normal, por ser um processo fisiológico normal, outros afirmam que a cesárea pode ser a solução quando há risco de morte. Acompanhe as orientações da médica da Fertivitro antes de tomar a sua decisão.
Parto normal
Se não houver complicação, é indicado optar pelo parto normal, porque durante as contrações a mulher produz os hormônios que auxiliam na maturação do bebê, além de ajudar na descida do leite. É a forma natural de realizar o procedimento, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. “Em situações em que o bebê é grande ou quando são gêmeos, é possível adotar o parto normal. A nossa conduta é sempre a de avaliar cada caso”, explica Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.
Cesárea
Indica-se o parto por cirurgia cesárea em tais situações:

  • Quando a placenta está em cima do colo uterino, bloqueando a saída do bebê pela via vaginal. A força que o bebê faz para sair pode causar hemorragia e a morte de mãe e filho.
  • Em casos em que o cordão umbilical sai antes do bebê e corta o fluxo de sangue.
  • Mulheres com doenças cardíacas ou diabetes.
  • Mães que desenvolveram a hipertensão durante a gestação.
  • Bebês em apresentações anômalas (sentados, por exemplo).
  • Bebês muito grandes desfavoráveis à bacia da mãe.

Dra. Fernanda explica que, mesmo muitas mães escolhendo a cesárea, é necessário atentar para o fato de que pode haver hemorragia, infecções e danos aos órgãos da gestante, por ser uma cirurgia, além do risco de ocorrer um parto prematuro.
Caso tenha interesse em informações relacionadas à reprodução assistida, consulte os canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados