Para ajudar os pacientes que estão em busca de informações sobre tratamento de reprodução assistida, a Fertivitro — Centro de Reprodução Humana elencou alguns temas que explicam o que pode ou não causar infertilidade.
VERDADES
– Inflamação nas trompas prejudica a fertilidade feminina. Originada por bactérias de transmissão sexual, como a Chlamydia, Gonococo, Mycoplasma e Ureaplasma, a infecção pode evoluir para abscesso pélvico (acúmulo de pus), infecção de toda cavidade abdominal e sepse (infecção generalizada), podendo chegar a destruir as trompas.
– A anorexia pode levar à infertilidade. A doença é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e estresse físico. A desnutrição gerada prejudica o ciclo ovulatório e a produção de espermatozoides.
– Excesso de peso pode diminuir a fertilidade. O desequilíbrio hormonal pode causar Síndrome do Ovário Policístico (SOP), ciclos menstruais irregulares, anovulação (diminuição ou parada da ovulação) e poucas chances de gestação.
MITOS
– Uso contínuo de anticoncepcionais prejudica a fertilidade. ERRADO. A função do anticoncepcional é evitar que ocorra a gravidez. Em algumas situações, é utilizado continuamente para auxiliar no tratamento de sintomas da TPM, cólicas menstruais, endometriose e nos casos em que as mulheres não desejam menstruar. O uso contínuo da pílula, ao longo dos anos, não compromete a capacidade de engravidar. A confusão ocorre porque o que, geralmente, acontece é que pode haver infertilidade no casal e o problema somente é descoberto após a suspensão do contraceptivo.
– Exercícios físicos causam infertilidade e aborto. ERRADO. Se praticado de forma moderada, com acompanhamento médico, o esporte pode ser um grande aliado contra a obesidade, doença que pode causar infertilidade, e ajudar no bom funcionamento do organismo. No caso de gestantes, existem atividades específicas para não afetar o crescimento do feto.
– Ingestão de hormônios engorda. ERRADO. Os remédios para estimular a ovulação são compostos pelos mesmos hormônios naturais do organismo. O fato de a mulher ingerir uma quantidade maior do que a produzida pelo corpo, para aumentar a quantidade de óvulos, faz com que ela fique inchada apenas, mas o medicamento não aumenta o índice de gordura corporal.
Tratamentos para infertilidade
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro