Automedicação afeta a fertilidade

Tema_3Ao contrário dos países europeus, adquirir medicamentos sem prescrição médica é bastante comum no Brasil. O que muitas pessoas não sabem é que a ingestão de determinados remédios, sem o conhecimento e a autorização de um especialista, pode levar a sérios problemas de saúde, como a infertilidade.
Fórmulas para emagrecer, antidepressivos e anticonvulsivos podem prejudicar a qualidade dos óvulos e também geram riscos de abortos e até a malformação do feto. No caso dos homens, os remédios para a depressão podem alterar a libido, interferir na ereção e diminuir a qualidade dos espermatozoides. Já os anabolizantes, comum entre os esportistas, afetam a produção dos espermatozoides, levando à diminuição ou ausência total.
Os ginecologistas da Fertivitro, especialistas em Reprodução Humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da clínica, e a Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, recomendam evitar essas drogas se o casal deseja planejar uma gestação e, se necessário o uso, solicitar ao médico tratamentos alternativos para que a fertilidade não seja prejudicada.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados