Os danos causados pela má qualidade do ar são inúmeros. Doenças respiratórias, como a asma, bronquite, pneumonia e alergias são os casos mais comuns. A exposição à radiação ultravioleta afeta o sistema imunológico e causa cataratas e aumenta a incidência de câncer de pele. E a fertilidade do homem e da mulher também passa a ser uma vítima da poluição presente nos dias de hoje.
A inalação do ar poluído gera maior concentração de radicais livres no sangue, provoca uma diminuição na qualidade dos espermatozoides e afeta a ovulação. Além disso, a poluição pode interferir na menstruação e na menopausa, e no homem pode favorecer a infertilidade e o câncer de próstata.
Em casos de infertilidade, é possível recorrer aos tratamentos pela reprodução assistida. Existem três tipos de procedimentos: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro