Amenorreia é a ausência da menstruação. Esse fenômeno pode ocorrer de duas formas: a primária e a secundária.
A amenorreia primária é quando há ausência da primeira menstruação, conhecida como menarca, em meninas de 14 anos que não têm sinais de desenvolvimento de caracteres sexuais secundários (mama e pelos), ou ausência de menstruação em meninas com mais de 16 anos sem esses caracteres. Enquanto que a secundária se dá pela falta de fluxo por três ciclos consecutivos ou seis meses, em mulheres que já tiveram ciclos normais.
Miomas, endometriose, tireoide, falha ovariana e alterações hormonais são algumas causas da amenorreia. Dietas rígidas, obesidade, estresse, ansiedade e exercícios físicos em excesso também podem interferir no ciclo. “Na amenorreia primária, o atraso pode ser devido a um defeito no sistema genital, como no hímen, causas genéticas, ter origem hormonal”, alerta Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.
O tratamento varia de acordo com a causa. Por isso, se as alterações se apresentarem e persistirem, a paciente deve procurar um ginecologista para verificar como lidar com o problema. A falta de menstruação afeta a fertilidade.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro