A varicocele é a dilatação anormal das veias dos testículos, que prejudica o fluxo do sangue e a troca de nutrientes e pode causar um acúmulo de substâncias tóxicas e o aumento de temperatura na região. Esses fatores afetam a qualidade e a quantidade dos espermatozoides, o que pode levar a infertilidade masculina.
A presença dessas varizes nos testículos é mais comum nos jovens e ao lado esquerdo. Em homens acima dessa idade, a doença pode ser causada por compressão venosa ligada a tumores de órgãos abdominais. “Não existe nenhuma pesquisa que comprove o predomínio racial. E, embora seja uma das principais causas da infertilidade masculina, a varicocele não provoca distúrbios na potência sexual”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
A doença pode ser percebida pela presença de veias visíveis, peso no testículo, dor e, às vezes, por diminuição dos testículos. Em outros casos, não há nenhum sintoma e o problema só é diagnosticado por exames para a infertilidade. A identificação da varicocele é feita pela análise médica.
Tratamento
O tratamento definitivo é a cirurgia, porém nem sempre é necessária. É preciso avaliar o grau e o comprometimento do espermograma para definir a necessidade de cirurgia. A intervenção irá fazer a ligadura das veias dilatadas, restaurando a função normal.
Para os homens que não apresentam melhora na fertilidade após a intervenção cirúrgica e pretendem ser pais, sugere-se o tratamento de reprodução assistida (RA), de acordo com o tipo de complexidade apresentada pelo paciente. Para os casos de baixa complexidade, indica-se a Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e para os casos de alta complexidade, indica-se a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro