A idade da mulher sempre foi foco de discussão quando se trata do período adequado para engravidar, tanto por vias naturais como pela realização de um tratamento para a infertilidade. O que pouco se fala é sobre a idade do homem para iniciar a paternidade, que também influencia diretamente na concepção.
A ciência constatou que a idade elevada do homem — acima de 45 anos — impacta na qualidade dos espermatozoides, ao reduzir o volume seminal, o percentual de espermatozoides móveis e os com morfologia normal, além de poder propiciar a ocorrência de aborto o que, consequentemente, reflete nos resultados gestacionais de casais com dificuldade para engravidar. “Estudos revelam que homens com 45 anos apresentam menos chances de serem pais do que aqueles que têm 25”, informa Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista, especialista em fertilização e diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana. “Até mesmo para homens que doam sêmen é preciso estar atento. A indicação é que a doação seja feita até os 45 anos”, complementa o profissional.
Porém, não é só a idade o fator determinante para a qualidade seminal. Existem outros problemas que inferem na função reprodutiva, como infecções urogenitais (nos órgãos sexuais), doenças vasculares e o uso de álcool, drogas e alguns medicamentos.
Homens que decidem ser pais após os 45 anos podem apresentar espermatozoides com motilidade lenta ou até imóveis. Entre os procedimentos existentes para essas circunstâncias estão: Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro