A ejaculação retrógrada acontece quando o sêmen é ejaculado na bexiga, e não pela uretra, como deveria ser. É uma anomalia das válvulas que controlam o fluxo da urina e do esperma pela uretra.
Esse quadro pode ser observado quando o homem apresenta falta de ejaculação ou diminuição no volume ejaculado. Causas psicológicas, anomalias congênitas ou efeitos colaterais de cirurgias como as de próstata são os principais motivos de origem. Também são fatores causadores o uso de álcool e drogas, a diabetes, a esclerose múltipla, as cirurgias abdominais, pélvicas e genitais, além da ingestão de medicamentos para doenças cardíacas e hipertensão arterial.
O diagnóstico pode ser realizado se grande quantidade de espermatozóides forem encontrados na urina após a ejaculação.
O tratamento ocorre depois do diagnóstico. Suspender o uso de álcool e drogas e de medicações que possam causar a ejaculação retrógrada são medidas eficazes.
Para impedir a infertilidade masculina, em casos como estes, indica-se o tratamento medicamentoso específico. Outra opção é a realização de um preparo da urina após o uso de bicarbonato de sódio para recuperar melhor os espermatozoides após a ejaculação. Após esse procedimento, os espermatozóides serão separados da urina. A partir daí, é possível realizar os próximos passos da reprodução assistida.
Informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro