A anovulação: tratamentos e chances de gravidez

A anovulação: tratamentos e chances de gravidez

Anovulação ou ausência de ovulação, é um ciclo menstrual em que os ovários não liberam um óvulo. Em média, uma mulher sem problemas aparentes, tem de 8 a 10 ovulações por ano, ou seja, pode ser normal a falta de ovulação em um ou outro ciclo.
Contudo, uma mulher que não ovula a cada ciclo menstrual, possui uma anovulação crônica, uma causa comum de infertilidade. A maioria das mulheres com esse problema apresentam menstruação irregular ou param definitivamente de menstruar.
Entre as principais causas da falta de ovulação estão os desequilíbrios hormonais. Contudo, outros problemas de saúde e fatores externos, também podem contribuir para essa irregularidade, como excesso de peso, anemia, problemas de tireoide, síndrome do ovário policístico, exercícios físicos intensos (comum em atletas de alta performance), entre outros.
“O tratamento da anovulação, com o uso da medicação adequada, tem taxas altas de sucesso. Em 90% dos casos conseguimos restaurar a ovulação, revertendo o quadro de infertilidade”, explica o diretor clínico da Fertivitro, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque.
Algumas mulheres, mesmo sem apresentar irregularidades nos ciclos menstruais, também podem apresentar a anovulação, que em geral, só notam o problema quando decidem engravidar e enfrentam dificuldade.
 
 

Posts Relacionados