Sangramentos e cólicas na gravidez podem indicar risco de aborto

shutterstock_64594501-baixo nível de progesterona-dor-abortoSangramentos associados a dores abdominais no início da gestação podem ser um indício de aborto. Ele pode ocorrer por vários motivos: problemas hormonais e imunológicos, alterações cromossômicas e genéticas, doenças infecciosas, alterações na coagulação e no útero (miomas, malformações, aderências e outras).
Os abortos decorrentes de alterações hormonais acontecem, geralmente, por deficiência de progesterona. Esse hormônio é o responsável por manter a gestação no seu início. É a progesterona que prepara o útero para aceitar a implantação do ovo fertilizado. Se nos primeiros três meses de gestação, a progesterona estiver baixa é possível ocorrer uma perda. Para detectar o nível desse hormônio, é preciso realizar um exame de sangue. “Mulheres que estão com cólicas intensas e hemorragias devem procurar um médico imediatamente para uma análise minuciosa do caso. Quanto mais rápido o tratamento, maior a probabilidade de evitar um abortamento”, alerta Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.

Tratamento
Pacientes que estão com um nível baixo de progesterona, devem procurar o médico responsável pelo acompanhamento de pré-natal e iniciar o tratamento com progesterona nesses casos, de acordo com a orientação do especialista.
Informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro
Posts Relacionados