BRASÍLIA [ ABN NEWS ] – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira (31), o 3° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio). O objetivo é conhecer a produção de embriões humanos por fertilização in vitro que não foram transferidos. Além disso o sistema permite saber quantos embriões estão disponíveis para serem doados para pesquisa, e é controle sanitário das clínicas de reprodução humana assistida no Brasil.
Os dados dizem respeito ao ano de 2009. Nesse período, 31 bancos de células e tecidos germinativos de todo o país congelaram 8.058 embriões. Destes, cerca de 90% estão em bancos da região Sudeste e 5% na região Sul. São Paulo foi o estado que mais congelou embriões (4.178 unidades).
Nesse período, 31 bancos de todo o país congelaram 8.058 embriões. Destes, cerca de 90% estão em bancos da região Sudeste e 5% na região Sul. São Paulo foi o estado que mais congelou embriões (4.178 unidades).
Os dados apresentados pela Anvisa permitem que a sociedade acompanhe a produção de embriões nos bancos de células e tecidos germinativos e conheça o quantitativo de embriões que foram doados para realização de pesquisas.
Fonte da matéria: ABN NEWS, em 05/04/2010.