Passo a passo da ovulação


A ovulação é um processo que ocorre durante o ciclo menstrual, quando o folículo ovariano rompe e libera o óvulo, também conhecido como gameta feminino, que estará disponível para a reprodução.
Após a ovulação, se o gameta feminino for fertilizado naturalmente pelo espermatozóide, será transportado para o útero pelas trompas entre seis e oito dias. Caso a fertilização não ocorra, o óvulo se degenerará ainda nas trompas. “É considerado período fértil, o espaço de tempo entre 13 a 17 dias que antecedem a menstruação, num ciclo menstrual regrado de 28 dias”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista, especialista em fertilização e diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Para mulheres que não conseguem ovular naturalmente, sendo o maior grupo as pacientes que apresentam a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), é possível induzir o processo por meio de medicamentos via oral ou injetáveis com gonadotrofinas e aplicar técnicas de reprodução assistida (RA), primeiramente de baixa complexidade, para se conseguir uma gestação.
Um dos procedimentos de RA adotados é o coito programado, a relação sexual programada para o período fértil, após o uso de medicamentos para conseguir a ovulação. Outra opção é a Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozóides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozóides. “Se os dois tratamentos não obtiverem sucesso, a última alternativa é a fertilização in vitro, que irá fecundar o embrião em laboratório”, afirma Dr. Luiz, da Fertivitro.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão no site da Fertivitro www.fertivitro.com.br.

Posts Relacionados