Todos os meses o organismo da mulher se prepara para engravidar. Quando isso não acontece, há o episódio da menstruação. Entenda, a seguir, como os ovários agem para viver este fenômeno.
Os ovários são os órgãos responsáveis por abrigar os folículos (estruturas arredondadas preenchidas por líquido), onde os óvulos se desenvolvem e amadurecem. Para que ocorra este amadurecimento, é necessária a produção de diversos hormônios, tais como: FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante), ambos produzidos pela hipófise, como também o estradiol, produzido pelos ovários.
O FSH e o LH são os responsáveis pelo desenvolvimento do óvulo, simultaneamente, o estradiol é produzido pelos ovários e vai agir no endométrio, camada que reveste internamente o útero, tornando-o mais espesso com a finalidade de prepará-lo para a gestação. O LH é também o hormônio responsável pelo rompimento do folículo.
Embora exista a possibilidade de vários folículos crescerem, apenas um será dominante e atingirá um tamanho maior, que irá se romper no momento da ovulação, fazendo com que, na maioria das vezes, somente um óvulo seja liberado.
Após a ovulação, o folículo que liberou o óvulo, passa a se chamar corpo lúteo e será responsável pela produção de estradiol e da progesterona, hormônio responsável pela sustentação da gravidez. “A progesterona tem como função estimular o desenvolvimento e a secreção das glândulas do endométrio, importante fonte de nutrição durante os primeiros dias de gestação”, explica Maria Cecília R. M. Albuquerque, embriologista da Fertivitro— Centro de Reprodução Humana.
Implantação
O embrião implantado, este no caso de reprodução assistida, produz um hormônio denominado hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), que mantém o corpo lúteo ativo por cerca de 3 meses, até que a placenta se desenvolva e passe a produzir os hormônios necessários para a gravidez.
Se não houver a gestação, existirá uma regressão do corpo lúteo, consequentemente, uma diminuição do estradiol e da progesterona, o que faz com que ocorra a descamação do endométrio, ou seja, a menstruação.
Todo esse processo é repetido todos os meses, durante a vida reprodutiva da mulher, caso não ocorra a gestação.
Mais informações no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br