Método de Ovulação Billings sinaliza dias de fertilidade

Teste do muco cervical

Ovulação Billings é um método natural de planejamento familiar, comportamental, em que o casal aproveita o período fértil da mulher para poder praticar a relação sexual na intenção de uma gestação. O princípio também serve para evitar a gravidez, por identificar o tempo propício de fertilidade na mulher. A prática é bem parecida com a conhecida “tabelinha”, ao apresentar os melhores dias para engravidar, diante do ciclo menstrual.
O sistema consiste em avaliar a secreção vaginal. Durante o período fértil, é necessário observar se a vagina está molhada, porque no momento em que antecede a ovulação, o organismo feminino libera o muco cervical (substância parecida com a clara de ovo). O muco aumenta em volume e viscosidade durante o período ovulatório, facilitando a ascensão do espermatozóide. O papel do muco é proteger os espermatozóides da acidez vaginal. Após a ovulação, este fica branco, indicando que a época ovulatória terminou.
Para conseguir uma gravidez, sugere-se que se mantenha o coito em dias alternados no período do muco cervical. O indicado é o ato conjugal até dois dias após a ovulação. “Para a eficácia do procedimento, é preciso anotar todos os comportamentos do corpo feminino, durante a ovulação, para que o casal possa planejar o melhor dia da relação”, sugere Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista, especialista em fertilização e diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Se a metodologia de ovulação Billings não funcionar e o casal não conseguir uma gestação após um ano de tentativa, recomenda-se procurar um especialista em reprodução assistida. O tratamento é indicado de acordo com o tipo de complexidade de infertilidade do casal, podendo ser o coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozóides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozóides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozóides) é realizada em laboratório.
Mais informações sobre reprodução assistida estão no site da Fertivitro www.fertivitro.com.br.

Posts Relacionados