Ingerir mais calorias no café da manhã pode beneficiar a fertilidade da mulher

Cafe-da-manhaEm uma recente pesquisa publicada pela Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv, no jornal Clinical Science, pesquisadores constataram que adotar um café da manhã saudável mais calórico e diminuir as calorias no jantar contribuem para combater a infertilidade, principalmente, em mulheres que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Isso porque as calorias ingeridas no café da manhã reduzem os níveis de glicose e melhoram os índices de sensibilidade à insulina, o que acaba impactando na ovulação, que tem um aumento significativo.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana, diz que parece claro que o mais saudável seja uma alimentação um pouco mais calórica pela manhã, pois o tempo de jejum foi maior durante a noite em relação ao intervalo entre o café da manhã e o almoço, assim como entre o almoço e o jantar, mas contrapõe: “os dados do trabalho estão relacionados com hábitos alimentares, o que no Brasil, por exemplo, dificilmente, conseguiremos mudar o hábito de um café da manhã pouco calórico e um almoço e jantar mais calóricos”, alerta.
Ainda que exista um comportamento na alimentação do brasileiro diferente do que na de pessoas de outros países, Dr. Luiz alerta para uma dieta diária menos calórica para mulheres que pretendem engravidar e que apresentam algum problema de fertilidade.
Alternativas
Para pacientes que convivem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), mostram problemas de ovulação ou outras causas de infertilidade, a Fertivitro indica três tipos de tratamentos de reprodução humana: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados