Hábitos sedentários e consumo de produtos industrializados prejudicam a fertilidade

shutterstock_71257471-Hábitos sedentários  prejudicam a fertilidadeA fertilidade pode ser afetada de várias formas em um homem e uma mulher. A ausência de exercícios físicos e o consumo de produtos alimentares industrializados são dois fatores que podem causar infertilidade.
Hábitos sedentários propiciam a obesidade. Mulheres com excesso de peso podem apresentar abortos naturais, dificuldade para engravidar ou até a infertilidade e a má resposta aos tratamentos de infertilidade. A doença também pode causar a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), gerada pela alteração da produção de insulina, liberada pelo pâncreas. A síndrome está associada a ciclos menstruais irregulares, anovulação (diminuição ou parada da ovulação) e níveis elevados de hormônios masculinos, diminuindo, dessa forma, as chances de gestação.
Já o sedentarismo e a obesidade em homens afetam a formação e a qualidade dos espermatozoides, podendo até causar a ausência total, porque homens que estão acima do peso possuem um índice maior de fragmentação do DNA do espermatozoide, o que resulta em falhas na fecundação. A elevação da temperatura testicular, consequência do aumento de tecido adiposo escrotal, é outro fator que prejudica a fertilidade masculina, por afetar o processo de espermatogênese (formação dos espermatozoides), altamente sensível à temperatura.
Pesquisas confirmam, a cada dia, o quão prejudicial à saúde é o consumo de produtos alimentares industrializados, adotado com frequência no mundo todo. Entre tantos males originados ao corpo humano está a infertilidade. Temperos e molhos prontos, pratos congelados, embutidos (linguiça, salsicha, peito de peru, mortadela, salame e carnes processadas), biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, iogurtes com corantes, balas e doces não caseiros podem interferir na absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, que são essenciais para a fertilidade e gravidez. As calorias e a gordura trans presentes nesse tipo de alimento também elevam os riscos de infertilidade.
Tratamento
Indica-se a redução de peso, com a adoção de dieta balanceada, inclusão de alimentos naturais e exercícios aeróbicos. Se mesmo com os tratamentos alternativos, não houver taxa de sucesso na gravidez, sugere-se a reprodução assistida. Existem três procedimentos para o tratamento de infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá- los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados