Aspiração folicular é um dos procedimentos utilizados na Fertilização in vitro Convencional (FIV). A técnica consiste na aspiração dos óvulos, realizada por meio de um aparelho de ultrassom, em que se é acoplada uma agulha que será guiada até o ovário para que seja aspirado o líquido folicular. É realizada entre 35 e 36 horas após a administração de gonadotrofina coriônica na paciente, para que os óvulos completem sua maturação.
O líquido é encaminhado ao laboratório para ser analisado. Assim que o óvulo é encontrado, é feita uma classificação do grau de maturidade (a fim de se determinar o momento ideal para a inseminação). Uma vez classificados quanto à sua maturidade, os óvulos são transferidos para um meio de cultura (solução nutritiva) semelhante ao produzido pela trompa. Eles são mantidos em estufa, com temperatura e umidade ideais e uma mistura gasosa adequada, sendo esses parâmetros rigorosamente controlados durante todo o procedimento.
O próximo passo é a inseminação, isto é, o contato dos espermatozóides com os óvulos, para que possa ocorrer a penetração de um único espermatozóide no interior do citoplasma (fertilização). Os óvulos podem ser fertilizados no momento da aspiração ou congelados para uso futuro.
A internação (entrada na clínica) será feita na manhã do dia estabelecido pelo médico e, normalmente, dura cerca de quatro horas, sendo necessário um jejum de oito horas. O procedimento é realizado sempre com a presença de um médico anestesista em sala, pois será necessária a aplicação de medicamentos que provocarão uma sedação leve.
Mais informações no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br