Fertivitro apresenta dois trabalhos no XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida em Salvador

Congresso da SBRA em Salvador-esq-dir-Daniela_Ticiana_Lity(arquivo-pessoal)
(Da esq. para direita) Daniela, Ticiana e Litsuko  – Crédito: Fertivitro

Especialistas da clínica desenvolveram estudos sobre a importância do estradiol nos tratamentos de FIV e a técnica de seleção de espermatozoides funcionais AH-PICSI- Ácido Hialurônico, que irão concorrer ao PRÊMIO SBRA 2014

Representada pelas profissionais Daniela Souza (na foto, à esquerda), Litsuko Fujihara (à direita) e Ticiana Volpato (ao centro), a Fertivitro irá apresentar dois trabalhos de reprodução humana desenvolvidos, durante dois anos, pela equipe composta por ginecologistas, embriologistas e enfermeiros da clínica, no XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, em Salvador (BA). O evento trará uma programação científica com atualidades da medicina reprodutiva nacional e internacional.
A pesquisa sobre a importância do estradiol nos tratamentos de reprodução assistida, que teve a participação da enfermeira Daniela e da embriologista Ticiana, constatou que altos níveis do hormônio, presentes no segundo dia do ciclo menstrual, não estão correlacionados com a taxa de gestação em tratamentos de Fertilização in vitro (FIV) e nem com os índices de aborto. Os resultados obtidos pela Fertivitro não mostraram haver diferença estatística nos níveis de estradiol sérico das pacientes grávidas e não grávidas, levando a crer que o nível de estradiol plasmático no segundo dia do ciclo menstrual não prediz o sucesso ou insucesso nas tentativas de FIV. O estradiol, hormônio produzido pelos ovários, é responsável pelo desenvolvimento de características sexuais femininas, menstruação e determina a fertilidade da mulher.
As embriologistas Litsuko e Ticiana fizeram parte do estudo sobre a técnica de seleção de espermatozoides funcionais AH-PICSI- Ácido Hialurônico, que permite identificar quais são os melhores gametas masculinos, os mais maduros e com menos danos de DNA. O estudo mostrou que o uso da técnica AH-PICSI pode aumentar a taxa de gravidez e diminuir a taxa de aborto, mesmo com a idade do casal sendo maior.
As duas pesquisas foram apresentadas no congresso americano anual, organizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, ASRM 2014 (American Society for Reproductive Medicine), na cidade de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, em outubro de 2013.
Sobre a premiação e o evento
Os trabalhos produzidos pela Fertivitro entrarão na categoria “Temas Livres” do congresso e irão concorrer ao PRÊMIO SBRA 2014, que contempla os três melhores trabalhos originais.
O evento contará com especialistas e professores internacionais e do Brasil e também vai oferecer aos participantes três cursos teóricos – práticos: Vitrificação de oócitos, embriões, tecido ovariano e do tecido testicular em impúberes; Abordagem do casal infértil à luz dos conhecimentos atuais; e PGD.
 
AGENDA
Evento: XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
Data: 20 a 23 de agosto
Local: Gran Hotel Stella Maris Resort & Convention – Salvador (BA)
Informações gerais: www.sbra2014.com.br
 
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro
 
Autores das pesquisas – equipe Fertivitro
* Aline Azevedo, phD, embriologista e coordenadora do Programa Opportunity. A especialista recebeu o Prêmio Jovens Cientistas em Paris, em 2012.
* Daniela Souza, enfermeira.
* Dra. Fernanda Coimbra Miyasato é ginecologista, especialista em Reprodução Assistida.
* Jacqueline T. Aranki é chefe de enfermagem.
* Litsuko S. Fujihara, embriologista.
* Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista, especialista em Reprodução Assistida, é diretor da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.
* Maria Cecília R. M. Albuquerque, embriologista.
* Ticiana Volpato Oliveira, embriologista.

Posts Relacionados