A idade, um fator cronobiológico da fertilidade

A idade, um fator cronobiológico da fertilidade

A mulher moderna tem optado pela maternidade mais tardiamente do que as mulheres das décadas passadas, em que nossas mães e avós geravam seus filhos ainda jovens. Segundo dados do IBGE de 2015, três em cada 10 mães, tinham mais de 30 anos, revelando que apenas 5% das mães tiveram seus filhos entre 20 e 24 anos.
A fertilidade da mulher diminui de acordo com idade, isso porque a quantidade e a qualidade de óvulos vão envelhecendo e ficando escassos, reduzindo as possibilidades de uma fecundação. Com o envelhecimento natural da mulher, outros problemas de saúde também podem contribuir para infertilidade, como cistos, miomas e endometriose.
A melhor idade para engravidar é entre 18 e 28 anos, quando os óvulos são sadios e numerosos. Estima-se que entre os 20 e 35 anos, as chances de engravidar caem em 25%. Após os 35 anos, a chance é menor que 10%.
A partir dos 35 anos, a gestação é considerada de risco, demandando cuidados especiais. Segundo dados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 25% das gestações em mulheres com mais de 35 anos resultam em aborto. A taxa de bebês prematuros também é maior, chegando a 15%, cujas causas são complicações como o diabetes e a hipertensão.
Outra complicação comum nas gestações tardias é a síndrome de Down. Aos 35 anos, o risco de ter um bebê com a doença é de 1 em cada 350.
Já os homens também perdem a sua fertilidade, não com a mesma intensidade das mulheres, mas de uma forma mais lenta. Nas últimas décadas mais homens entre 50 e 65 anos têm procurado os serviços médicos em medicina reprodutiva com o desejo de serem pais.
A relação da idade do homem com a fertilidade envolve muitos fatores, entre eles, os hormônios sexuais, disfunção sexual, função testicular, alterações genéticas do sêmen e a fragmentação do DNA do espermatozoide.
O relógio biológico da reprodução é um fator diretamente relacionado à idade, tanto do homem, quanto da mulher. Quanto mais jovens ambos forem, maiores serão as possibilidades de uma gestação natural e sem complicações.
 

Posts Relacionados