O Laboratório de FIV (fertilização in vitro) é especializado na realização de exames e procedimentos para os tratamentos de reprodução humana assistida.
Na Fertivitro, o laboratório de FIV é composto pelo laboratório de embriologia, onde são realizados procedimentos de fertilização, assim como pelo laboratório de andrologia para a realização de exames e procedimentos seminais.
Entre os principais procedimentos realizados na Fertivitro, podemos citar:
- Coleta de óvulos ou aspiração folicular.
- Vitrificação ou congelamento de óvulos.
- Coleta de sêmen e processamento seminal.
- Exame de espermograma.
- Fragmentação de DNA espermático.
- Fertilização in vitro (FIV) convencional.
- Injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).
- Cultura ou cultivo de embriões fertilizados.
- Criopreservação ou congelamento de embriões.
- Descongelamento de óvulos, sêmen e embriões.
- Transferência de embriões frescos ou congelados.
- Biópsia embrionária para estudo e análise genética.
- Assisted Hatching.



A Fertivitro é considerada uma clínica referência em alta qualidade e segurança em laboratório de fertilização in vitro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Uma pergunta muito comum é sobre a taxa de sucesso do laboratório de FIV da clínica.
Primeiramente, é importante você saber que foram realizados o Consenso de Istambul, em 2011, e posteriormente o Consenso de Viena, em 2017, onde participaram os melhores embriologistas do mundo, com o propósito de definir os parâmetros do que é considerado um Laboratório de FIV TOP.
Durante os dois eventos, diversas variáveis foram analisadas como, por exemplo, a taxa de fertilização, o desenvolvimento de embriões, entre outros. A única variável a qual se chegou a um consenso foi sobre as taxas de congelamento de gametas e embriões e, portanto, não existe um consenso mundial sobre taxa de sucesso.
Em segundo lugar, é importante esclarecer que a taxa de sucesso da fertilização está diretamente relacionada a idade materna das pacientes, a qualidade dos gametas (óvulos e espermatozoides) e a qualidade dos embriões formados.
O maior índice de gestação em todos os tratamentos de reprodução humana assistida é a FIV com ovodoação ou doação de óvulos, que gira em torno dos 60%. Por isso, hoje se divulga tanto a importância da preservação da fertilidade ou congelamento de óvulos antes dos 32 anos, para pacientes que desejam postergar a maternidade.
Já no caso da fertilização in vitro (FIV) realizada com gametas de boa qualidade, as taxas de sucesso giram ao redor dos 50%, e os índices da Fertivitro estão sempre entre os melhores.
Qualificação e Capacitação Profissional
A equipe de especialistas do laboratório de FIV da Fertivitro conta com embriologistas e andrologistas altamente capacitadas e com larga experiência na manipulação de gametas e embriões.
É importante ressaltar que a experiência na área de reprodução humana assistida da equipe do laboratório tem impacto direto no resultado dos tratamentos. Além de ter todos os equipamentos de última geração, o laboratório de FIV deve contar com uma equipe especializada e altamente qualificada que saiba manipular de forma minuciosa os gametas e embriões, bem como os equipamentos.
Por esse motivo, a capacitação técnica e atualização é constante, ou seja, investimos em educação continuada para a Equipe da Fertivitro.
Materiais e Equipamentos
Com o objetivo de oferecer o melhor resultado nos tratamentos realizados, o laboratório de FIV da Fertivitro investe na aquisição de equipamentos de ponta e materiais importados.
Na fertilização in vitro (FIV), por exemplo, utilizamos agulhas importadas da Suécia e meios de cultura que contém todos os nutrientes necessários, semelhantes ao líquido encontrado nas trompas da paciente, para trabalhar com gametas e embriões.
As incubadoras de baixa tensão ou concentração de oxigênio são todas ligadas a um sistema datalog que, em tempo real, mostra se as incubadoras estão trabalhando dentro de todos os parâmetros exigidos para o desenvolvimento dos embriões.
Nosso laboratório de FIV dispõe, também, de uma sala exclusiva para os contêineres de nitrogênio para criopreservação, monitorada 24 horas por dia, com controle da temperatura ambiente, da umidade da sala e dos equipamentos.
Além disso, temos o cuidado de utilizar sempre materiais descartáveis, oferecendo mais segurança aos pacientes e a nossa equipe.
Higiene e Segurança
Atendendo a exigência da ANVISA, temos um sistema de área limpa no laboratório de FIV, que é o mesmo utilizado para a produção de medicamentos na indústria farmacêutica. Esse sistema conta as partículas do ambiente e não permite a contaminação.
A Fertivitro realiza um controle rigoroso diário, incluindo a manutenção em todos os microscópios, de forma a eliminar qualquer possível contaminação. Adicionalmente, trabalhamos com a manutenção preventiva, que é realizada todos os meses de janeiro e julho.
O laboratório de FIV da Fertivitro tem certificação da ANVISA e cada 6 meses uma nova inspeção é realizada e uma nova certificação é emitida.
Em mais de 20 anos de atuação, a Fertivitro nunca teve uma perda de material biológico e ainda auxilia outras clínicas no Brasil para que isso não aconteça.
Toda essa estrutura, conhecimento e procedimentos são oferecidos tanto para as pacientes da Fertivitro, assim como para as pacientes do programa assistencial Bebê em Casa e para as pacientes de médicos parceiros do Laboratório de FIV da Fertivitro.