Seis fatores estão relacionados à infertilidade feminina


A infertilidade num casal pode ser tanto de origem feminina como masculina. Atualmente, cerca de 30% das causas são da mulher, 30% do homem e 25% de ambos. E ainda há os 15% dos casais que não sabem as causas, chamada de Infertilidade ou Esterilidade Sem Causa Aparente (ISCA ou ESCA). No caso da mulher, existem seis tipos de fatores que estão relacionados à infertilidade: fator cervical (colo do útero), fator uterino, fator tuboperitoneal (trompas), fator ovariano (ovário), fator imunológico e a idade da mulher.
O fator cervical está associado à quantidade e à qualidade do muco cervical no período da ovulação. O muco é importante para que os espermatozóides consigam atravessar o útero e encontrar o óvulo nas trompas. O fator uterino é quando existe o diagnóstico de malformações (alterações no desenvolvimento embrionário), tumores (miomas) e aderências que alteram a forma da cavidade uterina. No caso do fator tuboperitoneal, é quando a mulher apresenta obstruções das trompas e lesões que comprometem a mobilização e a captação do óvulo.
Já o fator ovariano é avaliado por dosagens hormonais realizadas durante o ciclo menstrual, para verificar a reserva dos ovários e se ocorre a ovulação. O fator imunológico é quando o organismo da mulher rejeita o embrião, formado também por características provenientes do homem. E, por fim, a idade da mulher, porque a partir dos 35 anos, a qualidade dos óvulos começa a declinar, diminuindo as chances de uma gravidez e aumentando as taxas de aborto natural.
Saiba mais sobre cada fator no site da Fertivitro, em Causas da Infertilidade: www.fertivitro.com.br

Posts Relacionados