Verão é sinônimo de praia e nada melhor do que deixar o seu bebê livre para aproveitar a natureza. Desfrutar do sol matinal e do fim de tarde são as opções indicadas pelos especialistas, mas, ainda assim, deve-se ter alguns cuidados, porque o sol, a areia e a água do mar podem gerar riscos para a criança.
- Devido à pele sensível do bebê e sua imunidade em processo de formação, os pediatras indicam levar a criança à praia a partir dos seis meses de vida.
- Tempo de exposição solar sugerido: 15 minutos para os bebês com até seis meses. E até uma hora para os acima de nove meses.
- Indica-se à exposição ao sol de forma moderada até às 10h e depois das 16h, com o uso de protetor solar especial para bebês a cada duas horas (15 minutos antes), chapéu e a ingestão de muito líquido. E não se pode esquecer o guarda-sol.
- A exposição ao sol, mesmo nos horários indicados (até às 10h e depois das 16h), deve ser feita de forma moderada, porque o excesso de contato com os raios solares pode causar queimaduras, desidratação e insolação.
- Evite dar ao bebê alimentos que foram armazenados sem refrigeração e os vendidos pelos comerciantes da praia. Leve frutas, sucos, água de coco e aqueles que a criança já está acostumada a consumir em seu cardápio, desde que estejam bem acondicionados em um recipiente refrigerado.
- O contato com o mar e a areia também precisa ser feito com moderação, devido à possibilidade de ingestão da água do mar e da areia, do contato com os olhos e de alergias na pele.
- Não deixe o bebê sem fralda em contato direto com a areia. Opte pelos modelos que não desmancham na água e faça a troca sempre em cima de uma toalha limpa.